Oito concelhos em risco máximo de incêndio no Algarve e interior Centro

Oito concelhos do interior Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia de subida de temperaturas, sobretudo no Sul do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA na internet, estão em risco máximo de incêndio os municípios de Marvão e Gavião, no distrito de Portalegre, Abrantes e Ferreira do Zêzere, em Santarém, Vila de Rei, em Castelo Branco, Alviázere e Figueiró dos Vinhos, em Leiria, e Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro.

Em risco muito elevado de incêndio estão mais de setenta municípios, sobretudo nas regiões Norte e Centro e no Algarve, e outros tantos concelhos no Norte, Centro e em quase toda a região do Alentejo estão em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “Reduzido” e o “Máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma subida da temperatura, sobretudo nas regiões do sul do país, céu geralmente limpo e vento moderado no litoral oeste e nas terras altas.

As temperaturas vão subir até aos 35º Celsius em Beja, 34º em Évora, 33ª em Santarém, 31º em faro e Portalegre e 30º em Lisboa.

No Porto, em Viana do Castelo, Braga e em Coimbra os termómetros não passarão dos 28º, e em Vila Real a temperatura máxima vai ficar-se pelos 27º. (Lusa)

As Seguradoras pagaram 2,7 ME em indemnizações de um total de 21,7 ME

As seguradoras pagaram 2,7 milhões de euros de indemnizações, na sequência dos incêndios de junho na região centro, num total Read more

PGR confirma que há 64 vítimas mortais e divulga lista das vítimas mortais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje, em comunicado, que se registaram "até ao momento" 64 vítimas mortais nos incêndios Read more

A culpa não é do eucalipto mas sim da falta de gestão florestal

O investigador Ernesto de Deus considera que o eucalipto não tem "culpa" nos incêndios, atribuindo a responsabilidade à falta de Read more

Quinze meios aéreos mobilizados para Castelo Branco, Vila Real e Santarém

Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, Read more