França tenciona deixar de vender veículos a diesel e gasolina em 2040

A França tenciona deixar de vender veículos a gasolina e a diesel no horizonte de 2040, anunciou hoje o ministro do Ambiente e da Transição Energética, uma medida integrada no plano do governo de luta contra as alterações climáticas.

Nicolas Hulot disse em conferencia de imprensa que os construtores automóveis franceses têm projetos que “permitem cumprir este objetivo”.

O ministro anunciou ainda que o executivo decidiu tornar maior a ambição de França, que já não é reduzir em um quarto até 2050 as emissões de dióxido de carbono, mas sim atingir nessa a “neutralidade de emissões de carbono”.

Isto significa que as emissões em meados do século não vão exceder o volume que pode ser absorvido (maioritariamente pelas florestas) o que coloca a França a par dos pioneiros a fixarem esse objetivo – a Suécia e Costa Rica -, frisou.

Quanto ao “fim da venda do veículo diesel e gasolina” no horizonte de 2040, o ministro disse que vai criar “incentivos de transição” destinado a pessoas com menos meios para incentivar a substituição de automóveis mais velhos e mais poluentes.

Antonio Guterres teve bom começo e lua-de-mel curta na ONU

Um relatório do Centro Internacional para Operações de Paz defende que António Guterres "teve um bom começo" nos seus primeiros Read more

Papa condena ataque a igreja cristã copta no Egito

O papa Francisco condenou o atentado no interior de uma igreja cristã copta na cidade egípcia de Tanta, ao norte Read more