Presidente da República apela ao voto “para travar subida da abstenção”

O Presidente da República votou este domingo em Celorico de Basto, pouco antes das 13:00, onde apelou à ida à urnas “para travar a subida da abstenção”.

“Pelo que eu percebi aqui, a abstenção está ao nível das últimas eleições autárquicas. Espero que diminua durante a tarde. Espero que se faça um esforço para travar a subida da abstenção. Nas últimas eleições locais houve uma subida, é uma tendência”, afirmou aos jornalistas, depois de ter votado na freguesia de Molares, concelho de Celorico de Basto, onde tem raízes familiares.

O chefe do Estado recordou que as autárquicas são as eleições mais próximas da população e, por isso, afirmou fazer-lhe “impressão” a abstenção.

“Não pode ser, porque sendo um poder tão próximo das pessoas, as pessoas, de repente, não se interessarem por aquilo que é próximo das suas vidas, faz-me impressão, não consigo compreender”, declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa questionou depois: “Ora, se [não se vota] numa eleição que diz tanto a tanta gente, nas várias áreas de Portugal, então em que eleição é que se há de votar?”.

À chegada à Junta de Freguesia onde votou, o Presidente da República cumprimentou os autarcas locais e alguns populares que se encontravam à porta, dirigindo-se a eles, em alguns casos, pelo próprio nome.

Aos jornalistas, Marcelo recordou que foi autarca em Celorico de Basto, concelho do interior do distrito de Braga onde vota há várias eleições.

“É natural que venha votar onde tenho raízes e onde estou recenseado e, portanto, não mudo pelo facto de ser Presidente da Republica”, afirmou.

As Seguradoras pagaram 2,7 ME em indemnizações de um total de 21,7 ME

As seguradoras pagaram 2,7 milhões de euros de indemnizações, na sequência dos incêndios de junho na região centro, num total Read more

PGR confirma que há 64 vítimas mortais e divulga lista das vítimas mortais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje, em comunicado, que se registaram "até ao momento" 64 vítimas mortais nos incêndios Read more

A culpa não é do eucalipto mas sim da falta de gestão florestal

O investigador Ernesto de Deus considera que o eucalipto não tem "culpa" nos incêndios, atribuindo a responsabilidade à falta de Read more

Quinze meios aéreos mobilizados para Castelo Branco, Vila Real e Santarém

Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, Read more