Quinze meios aéreos mobilizados para Castelo Branco, Vila Real e Santarém

Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, disse Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, anunciando que foi elevado para laranja o estado de alerta.

De acordo com a adjunta nacional de operações, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cerca das 09:00 estavam por dominar três incêndios nos distritos de Vila Real, Santarém e Castelo, mas sem populações ou aldeias em risco.

Patrícia Gaspar adiantou também que devido às previsões de tempo quente para os próximos dias foi elevado de amarelo para laranja o alerta especial do sistema integrado de operações e proteção de socorro para incêndios florestais até sexta-feira à noite.

“Efetuámos uma série de pré-posicionamentos preventivos para conferir maior capacidade de resposta sobretudo na zona norte e centro do país

“Neste momento não há populações em risco em nenhum dos incêndios. No incêndio em Paredes, Vila Real, continuam 434 operacionais, 130 meios e já foram mobilizados quatro meios aéreos. Este incêndio já teve três frentes ativas, neste momento tem uma e está a começar a ceder aos meios”, disse Patrícia Gaspar.

Segundo a responsável, seis pessoas sofreram na quarta-feira ferimentos ligeiros, cinco bombeiros e um civil e tiveram de receber assistência sobretudo devido a inalação de fumo e quedas.

“Na quarta-feira, foram também evacuadas algumas aldeias e algumas pessoas tiveram de ser retiradas para o Regimento de Infantaria 13 em Vila Real, mas algumas já estão a regressar às suas casas. Foi ainda ativado o plano municipal de emergência de proteção civil”, disse.

No que diz respeito ao incêndio na Aldeia do Mato e Souto, concelho de Abrantes, distrito de Santarém, mantém-se no local 553 operacionais, com apoio de 172 veículos, tendo sido mobilizados para o local sete meios aéreos, três Canadair, um Kamov e três helicópteros.

“Neste momento tenho alguma dificuldade em dizer o número de frentes. O incêndio está muito espraiado. Tem sido um incêndio com muito vento no local. Portanto, está ativo e não se regista um reverter da situação”, indicou.

Quanto ao fogo em Pedra Figueira, Unhais da Serra, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, continua por dominar, mobilizando 157 operacionais, com o apoio de 47 veículos, quatro meios aéreos.

“O fogo de Unhais da Serra começou no dia 07 de agosto [segunda-feira], reativou a 08 [terça-feira] e ontem [quarta-feira] à noite voltou a reativar. Está numa zona com um declive muito acentuado, com muitas pedras, o que dificulta imenso o progresso dos meios no terreno. Ontem [quarta-feira] reativou devido aos ventos com rajadas de 80 quilómetros por hora”, disse.

No entender de Patrícia Gaspar, as condições atmosféricas e o terreno onde lavra o incêndio dificulta o acompanhamento da evolução do fogo.

Quanto a estradas cortas, segundo Patrícia Gaspar, no incêndio do distrito de Santarém estão cortadas as estradas Nacional 358 entre a Aldeia do Mato e Carvalhal, a Estrada Nacional 547-1 entre Paúl e Senhor da Luz, a Municipal 546 entre Carvalhal e a zona industrial de Abrantes e a Municipal 544 entre Aldeia do mato e Abrançalha.

“Em Vila Real temos fechada a Estrada Municipal 1225 Outeiro/Borbelinha. Na Covilhã não há estradas cortadas”, concluiu. (Ag.Lusa)

As Seguradoras pagaram 2,7 ME em indemnizações de um total de 21,7 ME

As seguradoras pagaram 2,7 milhões de euros de indemnizações, na sequência dos incêndios de junho na região centro, num total Read more

PGR confirma que há 64 vítimas mortais e divulga lista das vítimas mortais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje, em comunicado, que se registaram "até ao momento" 64 vítimas mortais nos incêndios Read more

A culpa não é do eucalipto mas sim da falta de gestão florestal

O investigador Ernesto de Deus considera que o eucalipto não tem "culpa" nos incêndios, atribuindo a responsabilidade à falta de Read more

Fundão apela a reforço de meios para fogos completamente descontrolados

O presidente da Câmara do Fundão apelou hoje à tarde às autoridades nacionais para procederem ao reforço de meios de Read more