Médicos vão realizar greves regionais em outubro e paralisação nacional em novembro

Os sindicatos médicos anunciaram que avançam para greves rotativas por regiões em outubro e uma paralisação nacional em novembro.

As greves regionais começam em 11 de outubro na região norte, seguindo-se a região centro em 18 de outubro e a região sul em 25 de outubro.

A paralisação nacional está marcada para 08 de novembro.

O anúncio foi feito pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) à saída de uma reunião negocial no Ministério da Saúde.

Os sindicatos médicos têm estado em negociações com o Ministério da Saúde em várias matérias, avisando várias vezes que, se a postura do Governo se mantivesse, avançariam para uma nova greve nacional depois das eleições autárquicas, que seria a segunda num ano, depois da paralisação de maio.

Em causa estão sobretudo três medidas, como a redução da lista de utentes por médico de família, que atualmente se situa nos 1.900 utentes por médico, enquanto os sindicatos pretendem regressar a um máximo de 1.500.

A limitação do trabalho suplementar a 150 horas anuais, em vez das atuais 200 e a imposição de um limite de 12 horas de trabalho em serviço de urgência são outras das matérias essenciais para os sindicatos e que já estiveram na origem da greve de maio.

António Costa desvaloriza palavras “insuportáveis” de Dijsselbloem

O primeiro-ministro português classificou hoje como "insuportáveis" as palavras de Jeroen Dijsselbloem sobre os países do sul da Europa, mas Read more

Governo condena ataques a duas igrejas coptas no Egito

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, condenou os ataques à bomba em duas igrejas cristãs coptas no Egito, que resultaram Read more

Presidente da República promulga lei que penaliza manipulação de resultados desportivos

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a "segunda alteração ao regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, Read more

Centenas de jovens médicos sem vaga para especialidade no próximo ano

Centenas de jovens médicos ficarão sem acesso a uma especialidade em 2018, uma realidade que se agrava a cada ano, Read more